sexta-feira, 14 de maio de 2010

Jesus quer te convocar.


            Sou um aficionado por futebol, e como todo bom torcedor estou ansioso pela Copa do Mundo na África do Sul. Na última Terça-feira o técnico da seleção brasileira divulgou a lista dos seus convocados para a competição, não é necessário afirmar que o país parou para acompanhar esse pronunciamento.
            Sabemos que o futebol é o nosso esporte nacional, e que todo torcedor se considera um treinador em potencial. Muitas pessoas ficaram impressionadas com a polêmica criada em torno da lista divulgado pelo treinador Carlos Caetano Bledorn Verri,(Dunga), essa já é a oitava Copa do Mundo que eu vou acompanhar (eu nasci em 1978 e tenho algumas memórias da Copa de 1982) e considero todo esse murmurinho normal. Sempre houve pessoas reclamando: “Ele deveria ter chamado o fulano!”, “Por que convocar o sicrano?”, “Eu levaria o beltrano!”, etc.
            Tive a oportunidade de conversar com muitas pessoas sobre a convocação, entre elas muitos inconformados. Por vários minutos ouvi reclamações recheadas de nomes excluídos pelo treinador, adjetivos negativos para o técnico e listas ideais (pelo menos para eles).
            Ah, como é doce o galardão da paciência, digo isso por que após muitos minutos ouvindo o desabafo de alguns desses amigos (alguns falaram tanto a ponto de ficar com a boca seca), eu pude expor o meu raciocínio. A minha primeira pergunta sempre era: O que te leva a discordar da convocação e criar uma “lista ideal”?
            A resposta imediata era: “Eu creio que assim seja melhor”. Ao que eu respondi: “Exatamente, para se criar qualquer selecionado é necessário um critério. O teu critério é diferente do usado pelo treinador, não podemos saber se é melhor ou pior, somente é diferente. Acontece que quem tem o poder de selecionar é o Dunga, ele criou o critério e aqueles que se enquadraram vão ao mundial”.
            “Obedecer a critérios para ser convocado”, essas palavras ficaram passeando em minha mente, então resolvi escrever esse artigo para o blog. Deus, movido por seu infinito amor, criou o plano de redenção para a raça humana e determinou o critério para as pessoas entrarem na lista escrita no Livro da Vida. Vejamos alguns:
            “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16/ grifo nosso). Reconhecer que somos pecadores e crer em Jesus como único e suficiente Salvador faz parte do critério para estarmos entre os salvos.
             “Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me.” (Mateus 16. 24). Não basta tão somente crermos em Jesus, para sermos salvos é necessário que vivamos em obediência ao senhorio de Jesus.
            “Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.” (Marcos 12. 30 e 31). Viver a lei do amor também faz parte do critério divino, o amor é o vínculo da perfeição (Colossenses 3.14), esse é um dos fatores mais importantes e um dos mais fáceis de descuidar.
            “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” (1 Pedro 1. 15 e 16). Abandonar ao pecado e viver uma vida santa diante de Deus e da sociedade também é essencial aos candidatos ao céu.
            Esses são apenas alguns elementos do critério de Deus para a Salvação, o artigo ficaria enorme se eu fosse enumerar todos os que me lembro.
            No início desse artigo eu falei da minha expectativa para acompanhar o mundial de futebol, tenho a certeza que serei apenas mais um dos milhares de expectadores de todo o mundo e mesmo se a nossa seleção ganhar, a minha alegria como torcedor poderá passar despercebida. Existe porém uma convocação que espero com mais ansiedade, e não me importaria se acontecesse antes do mundial de futebol:
O arrebatamento da igreja! Anseio de toda a minha alma o momento de ouvir Jesus pronunciar o meu nome, convocando-me para viver eternamente no céu.
Amigo leitor, Deus ainda está à procura de pessoas que se enquadrem no seu critério seletivo para a vida eterna, você ainda pode ser convocado e ter o seu nome no Livro da Vida, a escalação mais importante da história. Aproveite por que não há limite de convocados!
Deus abençoe a todos!
Vamos ao hexa Brasil! (Se Jesus não retornar antes)

0 comentários:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante para a gente.
Comente, critique, deixe a sua dica para que o Sementes do Evangelho seja um blog relevante.