terça-feira, 30 de novembro de 2010

30 de Novembro, Dia Nacional do Evangélico.

            A lei no 12.328, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e publicada no Diário Oficial de 16 de Setembro de 2010, tornou o dia 30 de Novembro o Dia Nacional do Evangélico.

            Escrevo esse artigo enquanto acompanho no twitter a repercussão sobre o feriado mencionado. Rapidamente o assunto chegou ao Trending Topics (TT) no Brasil, o TT registra os assuntos mais presentes no twitter.


            Infelizmente, como eu esperava, muitos dos comentários estão carregados de ironia, zombaria e outras chocarrices.  Evidente que tais pessoas estão usufruindo do seu poder de livre expressão.

            Pessoalmente não creio que seja necessário um dia específico para os evangélicos. Todos os dias são oportunos para a expansão do Reino de Deus. Devemos sempre ser exemplo de conduta e moralidade. 

            Todavia, é evidente que a igreja evangélica presta muitos serviços à sociedade civil. Existe um alto índice de pessoas recuperadas das mais graves mazelas sociais com o apoio das igrejas. Alguns exemplos:

·     ..    1. Casamentos que estão a ponto de terminarem, causando o enfraquecimento da entidade familiar, são restaurados por aconselhamento pastoral e orientações bíblicas.

·         2. Criminosos dos mais altos graus de periculosidade são transformados pelo poder do evangelho e voltam a viver em sociedade.

·         3. Dependentes químicos são orientados a se tratarem e abandonam o vício.

            Esses exemplos são provados por qualquer pesquisa sociológica séria. O índice de pessoas que tem contato com o evangelho e voltam às condutas mencionadas é muito baixo. 

            A igreja é a representante de Jesus na terra, e como tal tem a obrigação de cuidar do ser humano. Anunciamos a salvação pelo perdão dos pecados, e vivemos a comunhão dos filhos da nova aliança. Por todo o país as igrejas evangélicas estão com trabalhos sociais. Sejam os barcos hospitais na Amazônia, as cestas básicas para famílias carentes, o trabalho com crianças nas favelas das grandes metrópoles, escolas e creches, orfanatos, casas de recuperação para dependentes químicos, asilos, etc.  

            Portanto, mesmo que não seja unanimidade entre os evangélicos, não considero um 
erro tão grave a sociedade civil reconhecer o valor do trabalho social da igreja. 

            Hoje também é o dia do teólogo. Parabéns a todos os homens de Deus envolvidos com o estudo e ensino sistemático da bíblia sagrada.

            Termino com as palavras do apóstolo Paulo à igreja de Éfeso: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave” (Efésios 5. 1 e 2).   



Visite nossa comunidade no orkut

Visite meu perfil no Facebook

Meu twitter: @alexfabio_c


0 comentários:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante para a gente.
Comente, critique, deixe a sua dica para que o Sementes do Evangelho seja um blog relevante.