quarta-feira, 10 de agosto de 2011

As bem-aventuranças – Os limpos de coração.



“Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus” (Mateus 5. 8).

Estou oficialmente surpreso! Eu acabei de abrir a E-Sword (a bíblia digital que mais gosto de usar), e encontrei exatas 973 referências bíblicas com a palavra “coração”. Nem 5% dessas referências fazem menção ao órgão responsável pela circulação sanguínea, a grande maioria dessas menções é uma metáfora com a alma, que é a sede de nossos desejos e sentimentos.

O estudo sobre as ocorrências de “coração” nos textos sagrados remetem a várias áreas teológicas: A antropologia bíblica (estudo do homem segundo a visão criacionista), a Hamartiologia (doutrina do pecado) e a Soteriologia (doutrina da salvação). Mesmo assim, demonstrando uma capacidade ímpar para a síntese, Jesus resumiu em uma única ideia: Os limpos de coração verão a Deus.


Nesse momento você pode estar se perguntando: O que significa ter o coração limpo ou purificado? Já vimos que coração faz menção à nossa alma, sede dos desejos e sentimentos. E se você já deve saber que todos os seres humanos nascem atados ao fardo do pecado, que nos impulsiona a realizar desejos mesquinhos que desagradam a Deus. Jesus nos ensina em Mateus 15. 17 a 20 que um coração maldoso contamina o ser humano de dentro para fora.

Por mais que uma pessoa possa parecer boa ou piedosa, o seu interior pode estar contaminado com um coração impuro e cruel. É humanamente impossível conhecer o que se passa no coração de alguém, como o meu pastor sempre diz: “Coração é terra que ninguém pisa, mas o Senhor Deus esquadrinha os corações e prova os pensamentos” (Jeremias 17. 10).

O que devo fazer para purificar o meu coração? Ainda bem que você perguntou. Somente o contato com a palavra de Deus pode transformar o coração pecador. O Salmo 119 é um poema que enaltece o amor do fiel à palavra de Deus, nele existe quatorze referências sobre coração preservado pela palavra. Vamos observar apenas um, mas que resume todo o Salmo:

“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti” (Salmo 119. 11).

A palavra de Deus tem o poder de transformar a vida de qualquer pessoa, basta tão somente você crer. Estude, leia, ouça, pratique, viva essa palavra. Não faça como os críticos dos dias de Jesus que endureceram o coração para a mensagem salvadora (Mateus 13. 15).

Os maus desejos do coração contaminado darão lugar à perfeita e soberana vontade de Deus para a sua vida. O coração de pedra (fechado para Deus) será substituído por um novo coração submisso e desejoso pela santidade (Ezequiel 11. 19).

Se o coração de pedra te impulsiona ao pecado que separa o homem de Deus, o coração limpo e vivificado pela fé na palavra te concede o Greencard da paz e da santificação. Ele te permite ir ao encontro do Santo Criador:

“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12. 14).

Nos ajudem a crescer com os seus comentários.

Nossos contatos:




1 comentários:

Marcelo Carvalho disse...

gostaria de saber se aceitam parceria. www.macelocarvalho.blogspot.com

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante para a gente.
Comente, critique, deixe a sua dica para que o Sementes do Evangelho seja um blog relevante.