terça-feira, 25 de outubro de 2011

O valor de sua bíblia.

Meu caro leitor, preste atenção nas duas sentenças a seguir. Eis a primeira:

תודה על הביקור את הזרעים של הבשורה.

E agora a segunda:

Σας ευχαριστούμε για την επίσκεψη τους σπόρους του Ευαγγελίου.


Eu usei o Google Tradutor para criar ambas as frases, a primeira está em hebraico e a segunda em grego. Ambas tem o mesmo significado em nossa língua materna: “Obrigado por visitar o Sementes do Evangelho”.

Esse pequeno processo pedagógico foi usado para te mostrar como é frustrante não conseguir decodificar a escrita diante de nossos olhos. Imagine que você precisa entrar em um ambiente fechado, e na única porta tem uma placa com os dizeres:

טיפול, בין המסכה בלבד!

Φροντίδα, μεταξύ μόνο μάσκα!

Se você ignorar a placa e simplesmente entrar, a sua vida estaria em risco eminente! A placa diz: “Cuidado, entre somente usando máscara!”

Não conhecer as escrituras poderia levar à morte! Esse foi o pensamento dos reformadores ao trazer a bíblia para a linguagem popular! Durante vários séculos a bíblia era transcrita somente em latim, a língua oficial do clero romano. Isso permitia que todos os ensinos dos sacerdotes adquirissem status de correto, afinal, os sacerdotes deveriam conhecer o livro. Homens como: João Wicllif (1324-1384), João Huss (1369-1415), Erasmo (1466-1536), entre tantos outros, rabiscaram o rascunho da reforma protestante e começaram a levar a bíblia para o povo sedento.

É importante ressaltar que a reforma teve três frentes de interesse: Político, social e teológico. Os reformadores teológicos eram homens da própria igreja que não concordavam com os desmandos do clero e dos desvios da verdadeira doutrina bíblica. Eles criam que a bíblia é a única regra de fé e pratica para o cristão, e que todos os ensinamentos do clero deviam partir unicamente das escrituras.

É claro que o nome de Martinho Lutero (1483-1546) se destaca nessa galeria de heróis da fé. Tradutor da bíblia para o idioma alemão e ícone do movimento que criaria as igrejas reformadas e desligadas de Roma.

Entenda que valorosos homens de Deus deram as suas vidas ao martírio para que você pudesse ter a sua bíblia em português. Eram homens que amavam tão profundamente a palavra de Deus, que não podiam ficar inertes diante da necessidade espiritual de muitos. Ela vale muito mais do que o seu preço em Reais.

Vamos fazer mais uma dinâmica? Pegue a sua bíblia, pode ser aquele Novo Testamento esquecido em uma gaveta. Nesse livro em suas mãos está a chave para o conhecimento de Deus. Abra no evangelho segundo João, no capítulo três e no versículo dezesseis.

Leia.

Lindo não é? Agora vire a sua bíblia de cabeça para baixo e tente ler o mesmo texto. Não consegue? Parece em algum idioma desconhecido e não consegue interpretar? Pois saiba que no mundo ainda existem MILHARES de dialetos e idiomas que não possuem essa mensagem de vida eterna.

Em 1999, os tradutores da Bíblia Wycliffe anunciaram a "Visão 2025". Este projeto pretende ver a tradução da Bíblia começar em 2025 em todas as línguas restantes da comunidade que precisa dele. Eles estimam que atualmente 2251 idiomas, representando 193 milhões de pessoas, precisam de uma tradução da Bíblia.

Sejamos gratos a Deus pela rica oportunidade de termos a bíblia em mãos. Que a leitura das escrituras se torne um hábito diário em nossas vidas. E oremos pelos tradutores e distribuidores da palavra de Deus pelo mundo.

“Lembra-te de que Jesus Cristo, que é da descendência de Davi, ressuscitou dos mortos, segundo o meu evangelho; pelo que sofro trabalhos e até prisões, como um malfeitor; mas a palavra de Deus não está presa” (2 Timóteo 2. 8 e 9 / Grifo nosso).

Nos ajude com o seu comentário.

Entre em contato conosco:








1 comentários:

Filipe Ivo disse...

Ola irmão venho te convidar a ser membro do meu blog , visite lá e comente . Será de grande crescimento para nós do ministério Chamados de Deus , deixe um comentário e seu link para o blog para mim fazer o mesmo , blz?
Espero a sua visita .
Fique na paz e na graça do nosso Senhor Jesus Cristo nosso Senhor .
www.chamadosdedeus.com/blog

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante para a gente.
Comente, critique, deixe a sua dica para que o Sementes do Evangelho seja um blog relevante.