quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Glorificando Deus na Sua casa.

Por Eli Barbosa.

Na profecia bíblica contida no livro de Ageu (2. 7 a 9), Deus usa o profeta para dar um "puxão de orelhas" no seu povo. Eles estavam cuidando de suas moradias e abandonando os cuidados com a casa de Deus! Além disso, havia um grupo reclamando do templo, achando-o muito inferior ao primeiro, o de Salomão! Tem tanta gente assim hoje! Só sabe reclamar e cuidar dos próprios interesses, esquecendo-se da razão pela qual estão no mundo!

Na verdade, nós sabemos que Deus quer ser glorificado no templo, que Ele merece o melhor, e até queremos glorificá-lo, mas o egoísmo, essa mania que a gente tem de olhar para o próprio "umbigo", querendo só receber dEle, acaba por nos levar a tratar Deus como um "empregado" que deve satisfazer nossos desejos. Como posso glorificar a Deus na casa dEle? Como Ele deseja que eu atue? Qual o desejo do Senhor ao mandar esse recado pelo profeta?
 Precisamos tomar algumas atitudes.

1 - É preciso muito esforço ( versículos 3 e 4 ).

"Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o Senhor, e esforça-te Josué, ..., e esforçai-vos todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos."

Tem gente que acha que Deus vai dar tudo o que ele precisa, sem nenhum esforço, e fica de braços cruzados. Nos versículos 3 e 4 do capítulo 2 de Ageu, Deus manda um recado para o povo e para Zorobabel, mandando que FAÇAM algo que exige força, desgaste, luta, trabalho! Você quer construir um templo para adoração ao SENHOR? Quer ampliar, reformar, expandir o Evangelho do Senhor Jesus, sem ESFORÇO? O povo estava meio demente e Deus precisou mandar o profeta com uma palavra dura. Em Isaias 32. 9, Deus manda que as mulheres de Israel se levantem do comodismo. Em Josué 1. 9, Deus fala à Josué: Não te mandei eu? ESFORÇA-TE!

Não existe na Bíblia nenhuma margem para que alguém ache que vai conseguir qualquer coisa na "moleza", mesmo porquê, Deus é contra a preguiça! Você quer mesmo glorificar ao Senhor? Então...

2 - Dependa totalmente dEle ( versículo 7 ).

"...Farei tremer todas as nações... virá o DESEJADO ou TRIBUTO de todas as nações, e ENCHEREI esta casa de glória, diz o Senhor dos Exércitos”.

A glória da casa de Deus é grande, não por minha ou por sua causa, mas por causa de DEUS, O DONO DA IGREJA! É Ele quem enriquece a Sua casa! Embora tenhamos de nos esforçar, não é nosso esforço que vai fazer a coisa acontecer e sim, DEUS! DEPENDÊNCIA de Deus é entender que sem Ele não dá nem para me esforçar!

Em Apocalipse 3. 14 - 22, temos o exemplo da igreja em Laodicéia, que achava-se tão rica a ponto de deixar JESUS do lado de fora! Quem depende de Deus, não consegue sequer respirar sem Ele. Isso requer humildade e disposição para o serviço, seja ele qual for! Mas ainda não basta! Se eu e você quisermos glorificar ao Senhor na casa dEle...

3 - Precisamos nos desprender das coisas materiais (versículo 8).

" Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o SENHOR dos Exércitos."

É incrível como tem pessoas que se apegam às coisas terrenas! Era exatamente o que acontecia com aquele povo. Estavam cuidando de suas próprias residências e deixando a casa de Deus "deserta” (versículos 2 a 5 e 9b). Deus lembra ao povo que na verdade, TUDO é dEle! Em Lucas 12. 13 a 21, temos o exemplo do homem que foi tão abençoado na sua colheita, que os mantimentos nem cabiam em suas dispensas. Ele então, disse: Vou derrubar minhas dispensas e construir outras muito maiores e guardarei ali todos os meus bens; depois falarei a minha alma: "Alma, tens agora muitos bens em depósito, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga".
Mas Deus Disse: "Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será?"

A gente passa uma vida inteira juntando bens, e depois se vai! Que falta de inteligência a nossa! Se eu quero glorificar a DEUS, tenho de me desprender de COISAS que ficam! Preciso me lembrar de que ao ofertar na casa dEle, estou apenas devolvendo parte de tudo o que ele mesmo me permite possuir, pois afinal de contas, TUDO È DO SENHOR!

Vivamos aqui na terra nos esforçando, dependendo de Deus, e nos libertando de tudo o que é passageiro e nos afasta dEle! Espero que, de alguma maneira, eu tenha contribuído para que os leitores melhorem sua comunhão com o Senhor, pois eu quero e vou me esforçar para melhorar!

Presbítero Eli Barbosa
Assembleia de Deus de Vilhena RO
e-mail: elicassilandia@hotmail.com
Facebook


2 comentários:

lu disse...

prossigamos para o alvo que é jesus, e tdas as demais coisas vós serão acrescentadas!!!

Ribamar disse...

Muito boa postagem. Parabéns pelo seu blog, continue divulgando a palavra do SENHOR. Tomem a liberdade de posta-la no meu blog, citando a referência claro.
http://missaonolar.blogspot.com

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante para a gente.
Comente, critique, deixe a sua dica para que o Sementes do Evangelho seja um blog relevante.