domingo, 26 de fevereiro de 2012

A história de Mefibosete (versão estendida).

 Por Alexfábio Custódio.

A bíblia sagrada nos relata como Davi, um pastor de ovelhas belemita, se tornou o maior rei da história do povo hebreu. Durante esse período, ele conquistou muitos amigos e companheiros de batalha. Jônatas, filho do rei Saul, mesmo sendo o herdeiro do trono pela linhagem de seu pai, percebeu a chamada divina na vida de seu grande amigo.

Durante uma das muitas investidas de Saul contra a vida do escolhido de Deus, Davi e Jônatas firmaram uma aliança que deveria defender até as futuras gerações de ambos (1 Samuel 20. 15 a 17).


Jônatas encontrou um fim trágico no mesmo dia em que seu pai faleceu (1 Samuel 31).  Quando a notícia da morte do rei e de seus filhos chegou à casa de Jônatas, uma serva tentou proteger a vida de uma das crianças da casa. Infelizmente, ela tropeçou e derrubou o garoto, que ficou coxo devido á queda. O seu nome era Mefibosete (2 Samuel 4. 4).

Os anos se passaram. E com eles veio o estabelecimento do reino de Davi. Um dia ele lembrou-se de sua promessa e procurou algum descendente de Saul para poder cumprir com a sua palavra. Através de um antigo servo de Saul, Davi ficou sabendo da existência de um filho de seu grande amigo Jônatas que vivia em Lo-Debar (1 Samuel 9. 1 a 4).

Podemos imaginar a vida decepcionante do jovem Mefibosete. Alguém que descendia de uma linhagem nobre e de guerreiros valorosos, destinado a uma vida medíocre e cheia de limitações. Quem olharia para o “aleijadinho” da cidade e adivinharia que ele era um herdeiro de uma família poderosa? E que príncipe moraria naquela cidadezinha esquecida por Deus?

Aliás, Mefibosete considerava Lo-Debar o local perfeito para alguém que Deus escolheu para maltratar.

Quem sabe o filho de Jônatas estava meditando sobre a sua coleção de frustrações, quando o som de trombetas anunciou a chegada de uma comitiva portando o brasão real do Davi.

Não demorou muito para o líder da comitiva encontrar mefibosete. O oficial desceu de sua montaria e, com uma reverência destinada apenas a príncipes, explicou o propósito daquela visita:

- Venho em nome do grande rei Davi buscá-lo para uma conferência com o ungido do Senhor nosso Deus.

Imagine o que passou pela cabeça de Mefibosete. “Mandar tantos guardas para buscar um aleijado? Com certeza ele pretende exterminar a linhagem do meu pai”.

Ele deve ter imaginado mil formas de tortura e martírio nas mãos dos soldados de Davi, de forma alguma ele imaginaria que havia uma festa de “Bem Vindo” preparada em Jerusalém.

Davi recebeu o filho de seu amigo em seu palácio e lhe restituiu todos os bens de seus antepassados. O rei mostrou como havia sido fiel ao seu bom amigo Jônatas e proporcionou um lugar de honra em sua corte para Mefibosete (2 Samuel 9. 5 a 7).

Essa história tem lições preciosas para nossas vidas.

Essa história mostra o valor de verdadeiras amizades (Provérbios 18. 24).

Essa história mostra por analogia como Deus é misericordioso (Hebreus 4. 16).

Essa história mostra como ninguém está longe do alcance da graça divina (Tito 2. 11).

Essa história... Não terminou ainda!

Este artigo nasceu após eu ouvir uma musica que tinha como tema a narrativa sobre Mefibosete. Infelizmente, o foco dessa canção estava “na mesa do rei”. A mensagem gira em torno de exaltação e melhoria de vida, palavras como misericórdia, graça e fidelidades nem são mencionadas.

O que vou dizer pode surpreender alguns leitores, mas depois que Mefibosete se mudou para Jerusalém não rolou o “feliz por todo o resto da vida”. A bíblia nos mostra um momento de provação na vida do filho de Jônatas.

Quando Absalão usurpou o trono de seu pai, obrigando Davi a fugir de Jerusalém, Mefibosete decidiu montar em uma jumenta e acompanhar o seu rei e amigo. Porém, Ziba o seu servo pessoal, armou um golpe para enganar Davi e passar a herdar os bens de seu mestre (2 Samuel 19. 24 a 27 / 2 Samuel 16. 1 a 4).

O filho de Jônatas encontrou-se traído por seu servo, distante de seu bem-feitor e amigo, e cercado por pessoas que estavam servindo a um rei fora da vontade de Deus.

Ele sabia que bastava jurar fidelidade a Absalão para tentar preservar a sua vida. Mas como trair a benignidade de Davi? A sua família era digna de morte, mas  Davi escolheu ser misericordioso com alguém que lhe desprezava. O bom rei havia mudado a sua vida apenas motivado pelo amor! De forma alguma ele iria trair tal gesto!

  Mefibosete mostrou a sua tristeza da forma típica daqueles povos. Manteve roupas e corpo sujos, em sinal de indignação e tristeza pela infelicidade vivida na casa do rei.

Até o momento nós só tínhamos visto Mefibosete como agente passivo da bênção divina. Ele herdou a dívida de honra com Davi, ele recebeu misericórdia, ele mudou-se para Jerusalém e passou a desfrutar das regalias da casa de Davi. Agora, no momento em que a sua fidelidade foi provada, ele mostrou que aprendera a ser grato e a reconhecer a vontade de Deus na provação.

Eis as verdadeiras lições que o coxo filho de Jônatas nos ensina: Ser firme e perseverante na provação (Provérbios 24. 10), não compactuar com a injustiça (Salmo 1. 1 e 2), reconhecer que não merece a graça alcançada (Comparar 2 Samuel 19. 28 com Efésios 2. 5), e alegrar-se com a manifestação da vontade de Deus (comparar 2 Samuel 19. 30 com Mateus 6. 33).

Agora eu desafio os compositores a escreverem músicas contando essa parte da história de Mefibosete. Mostrar como é difícil tomar uma atitude correta diante da pressão mundana, após uma traição dolorosa e sem nenhum amigo por perto. Quero ver falar sobre amizades verdadeiras ou fidelidade á palavra empregada. Infelizmente são assuntos que estão cada vez mais longe de nossos púlpitos por que “não vendem”.

O nome do príncipe Mefibosete não consta na lista dos heróis da fé da carta aos Hebreus, mas essas palavras cabem perfeitamente ao seu exemplo de vida:

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem. Porque, por ela, os antigos alcançaram testemunho” (Hebreus 11. 1 e 2 / Grifo nosso).

Nos ajude com o seu comentário.

Entre em contato conosco:








42 comentários:

Jernê Knowles disse...

Nossa, amado estou atônito diante da sensibilidade da sua escrita. Vc está redondamente com a razão e inspirado pelo Espírito Santo. Eu prego para crianças e nunca levei a mensagem de Mefibosete neste contexto. Seu resumo é muito rico e sintético, além de ser ungido. Obrigado por compartilhar esta explanação conosco. Deus o abençoe poderosamente!

ana rosa disse...

Esta historia é abençoada, nunca li sobre Mefibosete, vi a citação na historia de Davi, parei para pesquisar sobre sua vida e achei uma linda história. Uma história de luta, perseverença e amor. Mefibosete foi um homem com um inicio de vida infeliz só que, com seu amor se tornou parte importante da historia dos fiéis a Deus. Obrigada a quem escreveu este texto que Deus o abencoe.

Pra. Ana Paula disse...

Vaso, adorei sua postagem e hoje estarei pregando e você me inspirou a pregar o momento de sua gratidão com Davi...continue assim, um vaso nas Mãos do Oleiro e olha que eu não sou de postar comentário em blogs...rsrs. Vamos dar honra a quem merece né? Pra Ana Paula (facebook)

Anônimo disse...

Amém meu irmão! Acabei de ler e concordo plenamente! Q somente o Espírito Santo de Deus fale mais e mais ao nosso coração revelando-nos o Teu querer! Gosto muito mesmo da canção do irmão Gerson e espero que mais letras como essas falem mais profundamente ao povo. A Paz!

Anônimo disse...

Diante dessa mesegem, fui levado a meditar na história de mefibosete...quantos de nós não estamos com alguma situação de nossas vidas orfãos, desamparados e esquecidos como estava Mefibosete, mas por causa da aliança de Jesus conosco, uma aliança de amizade, as promessas e os sonhos podem ser renovados! Bismak Gênesis...

Anônimo disse...

estou emocionada demais esta historia sempre tocou meu coração me dando forças para seguir adiante e lutar contra as tempestades da vida.

Serva de Deus disse...

Gostei muito de ter aprendido mais sobre a história de Mefibosete amado, Mas aquele louvor "Na mesa do rei", serve para que venhamos crer nas promessas de Deus, e não só para contar a história de Mefibosete meu irmão. Quando nós queremos passar algo de Deus para alguém seja no louvor ou na pregação basta uma palavra para que Deus venha tocar o coração de alguém, amem !
Fica na paz !

Anônimo disse...

Foi um homem que sofrera muito...mas a Gloria da segunda casa dele,foi maior que a gloria da primeira casa...

Anônimo disse...

Amado! estou estarrecida!!... com sua sencibilidade e enterpretação.Essa é a verdade de tudo o que aconteceu com mefibosete, depois da exaltação que o rei lhe fêz.Aprendemos cm esta lição: que o nosso maior tesouro estar no céu, onde a ferrugem nem o ladrão não roubam. Mefibosete de fato perdeu tudo aqui, porém no céu haverá um tesouro guardado digno de um princepe.

Anônimo disse...

nossa estou atonito diante dessa palavra esclarece um contexto totalmente fora do que muitos falam a respeito totalmente esmiuçado em detalhes revelados pelo senhor ..parabens

Amanda disse...

Graças a www.tvdigitalnopc.com.br a Sky nunca mais vai ver a cor do meu dinheiro

sergio disse...

Eu to assistindo os jogos de futebol através do site www.tvdigitalnopc.com.br

JOAO GALVAO disse...

esta historia de mefibosete fala comigo porque fuirecuperado do mundo das drogas quando pensava que ninguem lenbrava de mim foi ai que DEUS entrou em sena e mudou a ninha vida que DEUS o abençoe fique na paz do senhor JESUS.amem

sergio disse...

O melhor sistema de TV HD www.tvhd.com.br

Jefferson disse...

Gostei muito dessa parte da história, que todos possam aprender a não só contar os momentos de bonanças e sim a história por completa, porque a propria biblia fala que no mundo iria ter aflição!

Anônimo disse...

Quer assistir canais de TV por assinatura em seu PC www.tvhd.com.br/max

Anônimo disse...

historia linda essa eu ja conhecia mas vendo esse texto aprendi muito mais do que imaginava.

Manuel Oliveira disse...

Amados, que ponto de vista interessante, quando Mefibosete estava em lodebar, ele estava desanimado
sem perspectiva de vida nenhuma, e no momento que o rei Davi traz Mefibosete para sua casa, naquele momento é resgatado valores importantíssimos para a vida do servo de Deus, esses foram citados por vc, mesmo ele passando pela prova novamente, não desistiu, mais ficou firme ao lado daquele que o honrou quando nem ele mesmo acreditava em si, ele voltou a acreditar que haveria novamente um porque na sua vida, pois Deus o tinha resgatado do esquecimento, assim encontra-se homens e mulheres de Deus aleijados pelo medo de seguir, pelo medo de tentar, mais hoje o rei se levantará em seu favor, e te restituirá tudo o que é seu por direito e te tirará de lodebar. Amado vc é escolhido de Deus ele nunca te esqueceu, ele nunca desistiu de ti, vc é amado dele.

Angela Mello disse...

Amém, gostei muito, na biblia não encontramos tão resumido, parabéns!

Evol disse...

Algo que podemos perceber tabém algo que Mefibosete possui semelhante a Davi é a sua fidelidade a uma amizade.
Assim como Jônatas era fiel á Davi assim tabém Mefibosete ao seu rei.

anderson kostiny neves santos disse...

a mas pura verdade sobre uma amizade.gostei muito aprendi bastante.
uma lição de moral pra todos nós nos dia atuais.

REBECCA BEZERRA disse...

ta aí gostei!!!!
eu estou prestes a me tornar compositora de Thalles Roberto
entao decidi fazer uma nova letra contando sobre a vida de Mefibosete!!
Deus te abençoe :)
ore por mim pra que tudo isso dê certo!!!

Anônimo disse...

Meu amado irmão, quão ricas são suas observações e colocações nesta passagem Bíblica, muito me ajudou, estou escrevendo um hino sobre o tema, e como essa mensagem vai me ajudar a terminar essa linda composição...Deus continue te iluminando e lhe mais e mais inspiração e revelação do alto. Deus o abençoe meu irmão...fica na paz do Senhor

Anônimo disse...

vou pregar pra criança e enfatizar a amizade verdadeira...motrar que Deu cuida de todo e que uma verdadeira amizade gera cuidado, recompena.etc...

Carlos Eduardo Gomes disse...

Nossa perfeitamente bem usado o seu resumo, as escritas não deram a ele a honra que merecia, mas só de lembrarmos de sua humildade já enche nossa fé sobre nunca desistir.
Parabéns pela escrita.

ricardo vieira disse...

Glória a Deus, são exemplos como o de Mefibosete que deve ser seguidos, exemplo de fé, perseverança, humildade e que Deus jamais nos esquece, em momento algum.. que Deus continue te usando poderosamente em suas mensagens.

Anônimo disse...

Eu li a postagem e me rmocionei por que nunca tinha analisado com tanta atençao a historia de mefibosete... Mas essa sua resposta me tocou o coraçao.. Estou afastada dos camonhos do Senhor e embora eu sinta falta da casa de Deus eu me sinto indigna, esquecida, desprezada... Nao tenho forças pra voltar... Se vc ler este meu comentario, ore por mim... Me chamo Luana Karla...

Solange Cassiano disse...

O que será que aconteceu com Ziba. Davi por ser justo não puniria tamanha traição e Mefibosete voltou ao primeiro estado. lendo acredito que não, mas como comecei recentemente a aprender da palavra tenho duvidas. No mais estou grata por tão bela conlusão.

Francisco de Souza disse...

Muito bom este tema eu já usei em algumas de minhas pregação.
A paz Evangelista Francisco de souza,Familia da Fé ,Campinas sp.

Francisco de Souza disse...

Muito bom este tema eu já usei em algumas de minhas pregação.
A paz Evangelista Francisco de souza,Familia da Fé ,Campinas sp.

Anônimo disse...

K a paz de Cristo seja o árbitro em nossos corações. Amei estava procurando aprender mais sobre Mefiboset pois estou n escala p pregar n Domingo o espirito santo tem m falado muito ja ha Uma ou quase 2 semanas que eu deveria meditar sobre Mefiboset quando li esta postagem fiquei maravilhada e aprendi muito sincerament nunca havia meditado nisso tudo nos caracteres de Jesus que se encontram em Mefibosete Ele foi um amigo fiel.
Deus o abncoe cada vez mais

Andre Ferreira disse...

Queria saber qual o nome da música que vc ouviu sobre mefibosete. Obg Deus o abençoe

Quiteria disse...

Amem minha irma gostaria de saber se vc ja se reencontrou com o senhor...

Igreja Nas Asas do Espírito disse...

tanbem acho que algumas musicas não realçam a verdadeira historia desse homem parabens que DEUS te use em nome de yeshua

Igreja Nas Asas do Espírito disse...

tanbem acho que algumas musicas não realçam a verdadeira historia desse homem parabens que DEUS te use em nome de yeshua

Anônimo disse...

Na mesa do Rei

Portal Noticias. disse...

hj irei pregar,e amei a sua postagem pois Deus colocou em meu coração pregar sobre restituição e a historia de Mefibosete mim tocou muito, Deus restituiu o que ele havia perdido,parabéns pela postagem desejo a vc chuvas de benção em sua vida .

Unknown disse...

Bacana gostei muito parabéns

Unknown disse...

a sua forma de explicar pra gente entender e bem explicita, gostei, isso nos ajuda a entender mais o texto da biblia,
Deus continue te abençoando...

Izete Freitas disse...

Maravilhoso, gratidão verdadeira gera gratidão verdadeira!

deise silva de souza disse...

Está segunda parte da vida deste homem mostra toda a sua fidelidade e gratidão sempre mesmo tendo passado por tantos mais momentos.

josé Jorge disse...

as vezes nos se encontramos que nem Mefibosete esquecido desprezado em meia multidão mais se sentindo só mais tem um rei olhando por nos a todo tempo la no céu e dizendo filho filha eu sou contigo não dezista siga em frente que eu te ajudo no mundo teres afrições mais tenha bom animo eu venci o mundo voz venceres tambem o chora pode dura uma noite mais alegria vem ao amanhece assim como jó e outros mais vencerão aquele cre em mim e tendo fé vencera tambem amém que a paz e o amor de nosso senhor e salvado jesus cristo esteja com todos nós

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante para a gente.
Comente, critique, deixe a sua dica para que o Sementes do Evangelho seja um blog relevante.