sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O QUE TENS EM CASA?

Por Eli Barbosa.

TEXTO: 2 REIS 4.1 a 7.

AGRADEÇO A DEUS PELA OPORTUNIDADE DE PODER VIVER PARA CONTAR DE SUAS MARAVILHAS E MILAGRES DESCRITOS NA SUA PALAVRA. POIS ESTA PALAVRA TRANSFORMA, SALVA, CURA, CONVENCE, ANIMA, SANTIFICA, CORRIGE, ENCORAJA... E NOS CONDUZ À VIDA ETERNA.


E QUANDO OLHO PARA ESTE TEXTO, ME DEPARO COM UMA MULHER EM SITUAÇÃO DESESPERADORA, POIS SEU MARIDO HAVIA CONTRAIDO UMA DIVIDA, MAS POR ALGUMA CAUSA VEIO A FALECER, DEIXANDO DOIS FILHOS E UMA DÍVIDA (QUE ME PARECE NÃO SER POUCA), PARA ESTA MULHER PAGAR.

O TEXTO DÁ–NOS A ENTENDER QUE ELES ERAM POBRES, PORQUE ELA MESMA DIZ: (A TUA SERVA NÃO TEM NADA EM CASA,... V.2).

“ELA NÃO TINHA NADA”, ERA POBRE, NÃO TINHA BENS MATERIAIS, AS SUAS POSSES SEGUNDO ALGUNS ESTUDIOSOS FORAM GASTAS PELO ESPOSO, PARA SUSTENTAR 100 PROFETAS A PÃO E AGU. ELES ESTAVAM ESCONDIDOS EM UMA CAVERNA, POR CAUSA DA PERSEGUIÇAO DE JEZABEL E ACABE REI DE ISRAEL. ELA NÃO TINHA NADA MATERIALMENTE FALANDO. MAS TINHA DEUS, TINHA SIDO FIEL AO SENHOR JUNTAMENTE COM SEU MARIDO, TINHA APRENDIDO QUE NAS HORAS DE DIFICULDADES, SOMENTE DEUS PODERIA INTERVIR COM UM MILAGRE.

A PERGUNTA É: O QUE TENS EM CASA MULHER?

ELA PODIA TER RESPONDIDO: TENHO DEUS COMO PROVEDOR DAS MINHAS NECESSIDADES.

 ENTÃO MEU QUERIDO(A) VOCE PODE NÃO TER NADA MATERIAMENTE FALANDO, MAS SE VOCE TIVER JESUS COMO SEU SENHOR E PROVEDOR, VOCE TEM TUDO, POIS ELE É O NOSSO PASTOR E NADA NOS DEIXA FALTAR!

A MULHER VAI AO PROFETA E EXPÕE A SUA SITUAÇÃO, DE QUE UM CREDOR VIRIA COBRAR AS DÍVIDAS DE SEU MARIDO, E SE FOSSE O CASO DELA NÃO TER COM O QUE PAGAR, ESTE LEVARIA SEUS FILHOS COMO ESCRAVOS EM FORMA DE PAGAMENTO DA DIVIDA.

MEUS AMADOS, QUANTOS PAIS EM NOSSOS DIAS ENFRENTAM SEMELHANTE SITUAÇÃO, QUE POR CAUSA DE SUAS DECISÕES NO PASSADO, O CREDOR (DIABO) VEM ATRAVES DAS DROGAS, VICIOS, PROSTITUIÇOES, BEBEDICE E ENGANOS, TOMAR SEUS FILHOS PARA SEREM SEUS ESCRAVOS; MAS NÃO ENTREGUE SEUS FILHOS! A BIBLIA DIZ: QUE OS FILHOS SÃO HERANÇA DO SENHOR, E O FRUTO DO VENTRE O SEU GALARDÃO (SALMO 127.3). DEUS LHE DEU OS FILHOS, NÃO ABRA MÃO DELES, NÃO ENTREGUE, LUTE, E DEUS LHE DARÁ A VITÓRIA. POIS A PROMESSA É PARA TODA A FAMILIA: “CRÊ NO SENHOR JESUS CRISTO E SERA SALVO TU E TUA CASA” (ATOS DOS APÓSTOLOS 16. 31).
O QUE TEM EM CASA? LEMBRE- SE: SEUS FILHOS SÃO SUA CASA.

O PROFETA PERGUNTA À MULHER O QUE VOCE TEM EM CASA?  ELA RESPONDE: NADA SENÃO UMA BOTIJA DE AZEITE (V.2).

NOTE QUE ELA DESPREZOU DE ALGUMA FORMA A BOTIJA DE AZEITE QUE TINHA, EMBORA O AZEITE FOSSE FONTE DE ALIMENTO, BEM COMO MOEDA CORRENTE DAQUELA EPOCA, DÁ-SE A ENTENDER QUE DE NADA ADIANTARIA AQUELA BOTIJA DE AZEITE DIANTE DE TAMANHA DIVIDA. MAS O PROFETA DIRIGIDO POR DEUS PROVOU-LHE O CONTRARIO, ELA TINHA JUSTAMENTE O QUE DEUS PRECISAVA PARA OPERAR O MILAGRE,

VOCÊ TEM EXAMENTE O QUE DEUS PRECISA PRA OPERAR O MILAGRE EM SUA VIDA, VOCE PODE ATÉ NÃO DAR MUITA IMPORTANCIA PARA O QUE TENS, MAS DEUS QUER USAR JUSTAMENTE USAR O TEU POUCO RECURSO PARA OPERAR O MILAGRE!

MOISES TINHA UMA VARA NA MAO

DAVI TINHA UM ESTILINGUE E PEDRA

GIDEAO O CUIDADO PELA FAMILIA

UM MENINO TINHA LANCHINHO, MAS ISSO ALIMENTOU UMA MULTIDAO DE MAIS DE CINCO MIL.

ENTREGUE O QUE VOCÊ TEM, DEIXE ELE FAZER O MILAGRE!

APRENDEMOS EM ALGUMAS TERÇAS-FEIRAS EM NOSSA IGREJA SOBRE OS SÍMBOLOS DO ESPIRITO SANTO (ENSINOS ESTES, MINISTRADOS PELO PR. ARY PAULO DA SILVA A QUEM AGRADEÇO PELO APRENDIZADO) E ME CHAMOU A ATENÇÃO O ENSINO SOBRE  O AZEITE.

O AZEITE QUE ESTA MULHER TANTO DESPREZAVA, NA VERDADE ERA FONTE DE SUA BENÇAO!

QUANTOS ESTAO COM A SUAS ESPERANÇAS EM BENS MATERIAS, SE ACASO LHE FALTAR ESTE, PERDEM ELES O CHÃO. MAS AQUELE QUE TEM O AZEITE (A PRESENÇA DO ESPIRITO SANTO) SABEM QUE NÃO DEVEM SE DESESPERAR, POIS QUEM TEM O AZEITE :

SABE A QUEM RECORRER, (ELA FOI AO HOMEM DE DEUS).

SABE ENFRENTAR O CREDOR. (NÃO IRIA ENTREGAR SEUS FILHOS SEM LUTA).

QUEM TEM O AZEITE NÃO ENTREGA SUA HERANÇA. (SEUS FILHOS ERAM SEU PATRIMÔNIO).

NÃO CONFIA EM SUA PRÓPRIA FORÇA. (NÃO TINHA NADA).

QUEM TEM AZEITE TEM BOA CONVIVENCIA COM SEU PROXIMO. (ERA BEM VISTA PELOS VIZINHOS QUE LHE EMPRESTARAM VASOS VAZIOS).

QUEM TEM O AZEITE ADMISTRA BEM SEM DESPERDIÇAR AS BENÇÃOS QUE RECEBE. (NÃO TIRAVA O VASO ENQUANTO NÃO ENCHIA O SUFICIENTE).

QUEM TEM AZEITE TEM UNÇÃO, QUEM TEM AZEITE TEM PODER, E POR FIM, AQUELE QUE TEM AZEITE TEM A CERTEZA QUE SUA DIVIDA FOI PAGA NÃO COM O AZEITE, MAS COM O SANGUE DE JESUS VERTIDO NA CRUZ.

O PREÇO ERA ALTO, NÃO PODÍAMOS PAGAR, ESTÁVAMOS SENDO VENDIDOS AO PECADO, MAS ISSO NÃO ACONTECEU: “PORQUE DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEUS SEU FILHO UNIGÊNITO PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRER NÃO PEREÇA, MAS TENHA A VIDA ETERNA” (JOÃO 3. 16).

QUANDO JESUS DEU O BRADO: “ESTÁ CONSUMADO”
(JOÃO 19. 30), ELE ESTAVA DECLARANDO QUE A DIVIDA ESTAVA PAGA.

O APÓSTOLO PAULO CONFIRMA: “HAVENDO RISCADO
A CÉDULA QUE ERA CONTRA NÓS NAS SUAS ORDENANÇAS, A QUAL DE ALGUMA MANEIRA NOS ERA CONTRÁRIA, E A TIROU DO MEIO DE NÓS, CRAVANDO-A NA CRUZ. E, DESPOJANDO OS PRINCIPADOS E POTESTADES, OS EXPÔS PUBLICAMENTE E DELES TRIUNFOU EM SI MESMO (COLOSCENSSES 2. 14 E 15).
 
E COM ESTA PALAVRA JESUS ESTA DIZENDO: AGORA VIVEI DO RESTO! OU SEJA, DESFRUTE DO QUE DEUS TEM DADO.

DECLARA-ME O QUE TEM EM CASA?

DEUS ABENÇOE A TODOS 

Presbítero Eli Barbosa
Assembleia de Deus de Vilhena RO
e-mail: elicassilandia@hotmail.com
Facebook


2 comentários:

lu disse...

E MUITAS VEZES ESQUECEMOS,O QUE TEMOS EM CASA E O QUE O SENHOR JESUS E CAPAZ TE FAZER USANDO PEQUENAS COISAS!!DEUS NÃO PRECISA DE MUITO PARA REALIZAR MILAGRES.

antonio cordeiro disse...

Aleluia! Quem tem azeite em sua vida, tem comunhão com todos. A razão dela ter conseguido tantas vasilhas para serem enchidas de azeite. palavra abençoadora. Deus abençoe sua vida, lar e ministério amado.

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante para a gente.
Comente, critique, deixe a sua dica para que o Sementes do Evangelho seja um blog relevante.