quarta-feira, 11 de abril de 2012

Anime-se prisioneiro!


Por Daniel Dourado.

Quando olhamos para o texto do livro de Atos em seu capitulo 23 e versículo 11 que diz: “E na noite seguinte, apresentando-se-lhe o Senhor, disse: Paulo, tem ânimo; porque, como de mim testificaste em Jerusalém, assim importa que testifiques também em Roma”. Vemos que Deus tinha um propósito para a vida deste homem, chamado Paulo, assim também é em nossas vidas, Deus tem propósitos para cada um de nós, são promessas únicas e maravilhosas que o Senhor nos tem feito, e pelas quais pretende nos usar para que possamos ser ministros do seu evangelho enquanto estivermos nesta terra.


Em Roma Deus inspiraria Paulo a escrever sete das treze epistolas, que ele nos deixou, (1º e 2º Timoteo, Tito, Filemom, Efésio, Filipenses e Colossenses). Portanto seria arrogância de nossa parte imaginar que todos os propósitos e promessas de Deus para nossas vidas virão como em um passe de mágica (infelizmente é o que muitas “Igrejas” têm pregado nos dias de hoje), pois isso é totalmente contrario à palavra de Deus. Olhamos este exemplo a respeito do Apostolo Paulo, o que ele passou para chegar até Roma onde Deus o queria levar, e tomamos algumas lições para nossas vidas.

1 – pessoas se uniram para barrar o propósito de Deus; Observem a continuação do texto em Atos 23:12: “E, quando já era dia, alguns dos judeus fizeram uma conspiração, e juraram, dizendo que não comeriam nem beberiam enquanto não matassem a Paulo”. Se olharmos, estes mesmos Judeus que naquele momento queriam matar Paulo foram os mesmo que o apoiaram quando ele ainda perseguia o evangelho. Sim queridos as vezes é difícil de acreditar, mais dentro da nossa própria casa haverá pessoas para nos desanimar, para nos perseguir, isso foi dito por Jesus em Lucas 12:53: “O pai estará dividido contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra sua nora, e a nora contra sua sogra”. Mais da mesma forma que vem a perseguição,, o Senhor Jesus nos da o escape. Enquanto conspiravam para mata-lo, o seu sobrinho ouviu aquele ajuramento, e o avisou, e desta forma ele solicitou às autoridades que os enviou para outro lugar livrando-o daquela cilada.

2 – Foi usado de sutileza para tentar impedi-lo: Após ser preso, Paulo solicitou que fosse levado para Roma diante de César, como o mesmo possuía cidadania romana este pedido foi aceito, após aproximadamente dois anos preso nos arredores de Jerusalém, Paulo foi enviado a Roma, e neste momento vemos a sutileza de Satanás para impedir a obra de Deus na vida desse homem, a vida de Paulo estava atrelada à do Centurião, e este aceita o conselho do piloto do navio que acaba colocando a vida de Paulo em perigo, como vemos em Atos 27. Paulo não tinha escolha em relação a sua vida estar condicionada ás decisões do soldado. Tal situação pode acontecer conosco quando nós aceitamos nos associar com ímpios, seja em uma sociedade de negócio como em um relacionamento, a verdade é que devemos ter cuidado neste sentido, pois esta é uma forma de Satanás intentar contra nossas vidas.

3 – Veio uma tempestade sobre a vida dele: Em Atos 27, vemos uma grande tempestade atingindo o navio em que Paulo estava sendo conduzido. O termo tempestade é muito ligado a nossas lutas diárias, momentos de dificuldades. O mais importante sobre tempestades e dificuldades é saber que o Senhor Jesus está no controle, e quando chegar o momento, Ele ira se levantar e disser: Mar aquieta-te, vento cala-te. E se fará bonança em nossas vidas.

Se continuarmos olhando o relato bíblico do livro de Atos veremos ainda que no capitulo 28, Paulo após o naufrágio do navio acabou na Ilha de Malta, onde foi picado por uma serpente, mais não morreu, foi usado por Deus para levar cura e grandes milagres naquele lugar, e pregou o evangelho. Após todas as adversidades ele chega a Roma, onde fica preso por mais dois anos, e onde prega o evangelho.

Podemos ver assim que as promessas e propósitos de Deus foram compridos em sua vida. Da mesma forma meu amado, o Senhor há de cumprir em nossas vidas tudo aquilo que Ele desejar. Basta que estejamos firmes na presença de nosso Deus e Ele tudo fará por nós.

Na fé e em Cristo.


Daniel Dourado é diácono da Assembleia de Deus em São José do Rio Preto e engenheiro agrônomo.

e-mail: agronomo_dourado@hotmail.com [

Facebook

1 comentários:

Anônimo disse...

Esta mensagem foi uma bençao pra minha vida! Por mais que sejam grandes as provações o Senhor nos vê e está conosco nos dando força, para que possamos terminá-la vitoriosos.

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante para a gente.
Comente, critique, deixe a sua dica para que o Sementes do Evangelho seja um blog relevante.