sábado, 19 de maio de 2012

Sinais, consequências, propósitos e chutes escatológicos.


Por Alexfábio Custódio.

Uma conversa que eu ouvi em uma lanchonete gerou em meu coração o desejo de escrever sobre sinais, consequências e propósitos. E para ajudar a expor meus pensamentos, vamos a mais uma das minhas já conhecidas alegorias do cotidiano:

O mês de Maio costuma ser muito chuvoso aqui em Mato Grosso do Sul, alguns dias atrás, eu estava indo para a minha casa, durante o meu horário de almoço, quando eu percebi nos céus os sinais claros de um risco iminente.

Uma tempestade estava se formando muito rapidamente. Nuvens escuras, movidas por uma forte corrente de vento, cobriram o céu. Ao longe, já se podia ouvir o som de relâmpagos e trovões. Os pássaros voavam agitados procurando por um local seguro para se abrigarem.

Não eram necessários grandes aparatos meteorológicos para confirmar essa previsão. E também não era necessário ter uma imaginação muito fértil para cogitar as consequências daquela chuva. Não precisa chover muito forte aqui em Cassilândia para que muitas de nossas ruas se transformem em enxurradas, que vão desaguar no Rio Aporé. Muitos são os casos de bicicletas ou motos derrubadas ou até mesmo carregadas pela água. Sem falar dos problemas de saúde causados pelo contato das pessoas com essas águas sujas.

Bom, eu estava vendo os sinais e medindo as consequências daquela chuva que se aproximava. Devido a tudo isso, eu só pensava em chegar ao meu lar antes do início daquele “toró”. Eu estava sem guarda-chuva e não gostaria de chegar encharcado em casa, sem falar dos produtos eletrônicos que estavam comigo.

Apressei os meus passos, as duas últimas quadras foram percorridas em um ritmo quase olímpico (tá bom, exagerei agora =D ). Quando cheguei à minha casa eu percebi que ainda tinha mais uma missão. Minha mãezinha estava retirando as roupas do varal. Rapidamente eu a ajudei a recolher todas as peças e, quando o temporal finalmente caiu, nós estávamos sãos e salvos na nossa residência.

Pois bem. Há alguns dias a notícia de que o presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, teria aprovado uma lei de implantação de um microchip na população estadunidense, portando o histórico médico e documentação das pessoas, têm agitado sites e blogs cristãos. Basta uma pesquisa rápida sobre o assunto no Google para encontrar vídeos comparando esse fato com a marca da besta registrada em Apocalipse 14. 9.

Eu recomendo aos meus leitores um artigo do querido amigo Pr. Ciro Zibordi ( @CiroZibordi no Twitter), sobre esse chip – clique aqui para ler.

Nesse momento, eu volto a mencionar a conversa que ouvi em uma lanchonete de Cassy (forma carinhosa de mencionar minha querida Cassilândia). Enquanto eu devorava um X-bacon, na mesa ao lado um rapaz comentava com a sua namorada sobre um vídeo visto no You Tube:

- É sério, eu vi um “pastor” falando isso, não é zoeira. Ele disse que a #### têm um pacto com o cão, e não é só ela. Tem também o ####, o ####### ###### e o deputado ###### ## ####. Ele também “ensinava” sobre a nova ordem mundial e como as companhias de cartão de crédito irão ser usadas para vigiar e controlar as pessoas.

A bíblia possui uma infinidade de temas e conteúdos a serem abordados em pregações, são tantos exemplos edificantes de vida, ela contém várias doutrinas para se ensinar, ela é uma fonte inesgotável de palavras de vida eterna que saciam a alma carente de Deus.  Contudo, é crescente o número de pessoas que usam o espaço tão precioso da pregação bíblica, para entupir os ouvidos de nosso povo com suposições e teorias sem nenhum fundamento bíblico.

Sinceramente, e sem querer ofender a ninguém, o que me importa se fulano ou ciclano têm pacto demoníaco? SE isso for verdade, o “pastor” deveria estar orando para que essas pessoas venham a conhecer a liberdade que há em Jesus! Expor essas pessoas assim em público é apenas uma forma de ATRAIR ATENÇÃO e POLEMIZAR, além de uma COVARDIA e uma prova de FALTA DE AMOR AO PRÓXIMO. Sem falar da evidente falta de preparo bíblico e teológico.

Outro aspecto desses “mestres de meia pataca” é o que chamo de “chute escatológico”. São essas pessoas que tentam “encaixar” as profecias bíblicas em notícias do cotidiano. Há anos nós temos vistos muitos “anticristos” e sinais da besta sendo “revelados” em nossos púlpitos.

Devo salientar que considero a escatologia uma doutrina bíblica importante e muito interessante. A revelação bíblica dos acontecimentos futuros realça a soberania de Deus sobre a história, elucidam quanto à perfeição da obra de Cristo, e nos consola com uma viva esperança de uma eternidade futura ao lado do Deus Vivo.

Você se lembra de minha história da chuva? Eu conseguia definir os sinais da grande tempestade que se aproximava, e também imaginei os desastres provenientes da mesma, no entanto, quando a tormenta desceu, eu já estava salvo e protegido em meu lar.

É assim que eu considero que devemos usar a escatologia. A bíblia nos fornece informações suficientes para reconhecermos os sinais escatológicos (Mateus 16. 1 a 3). Através do estudo das profecias podemos imaginar o terror que virá sobre a Terra durante a grande tribulação. No entanto, eu pretendo estar no lar celestial, desfrutando da comunhão dos santos arrebatados pelo Cordeiro Eterno.

Querido leitor, não se preocupe com anticristos ou sinais da besta. Preocupe-se com as suas vestes! Assim como a minha mãezinha se empenhou em manter as suas roupas protegidas da chuva, nós devemos manter nossas vestes brancas para encontrar o Noivo Eterno (Eclesiastes 9. 8 ). A analogia das vestes brancas faz menção a uma vida de devoção, entrega e dedicação a Deus.

Existe um único evento escatológico que eu recomendo que todos nós devemos esperar ansiosos, o arrebatamento da igreja por Jesus! Maranata, ora vem Senhor Jesus!

“Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém! Ora, vem, Senhor Jesus!” (Apocalipse 22. 12). 

Nos ajude com o seu comentário. Entre em contato conosco:
 


1 comentários:

Anônimo disse...

Gostei bastante...Parabéns que Deus vos continue abençoando a cada dia mais..continue nessa força que Deus te deu para escrever...... Fica na paz do senhor jesus......

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante para a gente.
Comente, critique, deixe a sua dica para que o Sementes do Evangelho seja um blog relevante.