quarta-feira, 6 de junho de 2012

O futuro em nossas mãos.


Por Daniel Dourado.

“Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22. 6).

Sim, temos o futuro em nossas palavras e atos, e vemos isso descrito nos versículos acima. A forma como educamos nossas crianças hoje, reflete o que elas serão amanha, logo, o tipo de cidadão que a sociedade abrigará.

É um dever nosso como cristãos, sermos um padrão de vida para aqueles que nos observam, para que não achem em nós escândalo algum, (vide Efésios 5:15 e 16).


Temos uma sociedade hoje cada vez mais precoce, e nossas crianças estão inseridas no meio desta sociedade, aquilo que não ensinamos nas Igrejas, quer por vergonha, ou por tabu, o mundo tem ensinado aos montes e de forma errada. O que tem gerado adolescentes frustrados, que “sofrem por amor” aos doze anos de idade, situações que seriam até engraçada, se não fossem muito serias.

A verdade é que o texto de Provérbios 22. 6 nos alerta sobre um dever, não só dos pais, mais de todos aqueles que influenciam na educação de uma criança, um professor de escola dominical, um pastor, etc.

A palavra “instrui” utilizada no texto nos traz duas ideias: A de uma pessoa que é dedicada a Deus, no sentido de que aprendeu a trilhar nos caminhos do Senhor. E também a ideia de uma pessoa que foi preparada para a vida adulta.

São duas condições que enxergo de forma interligadas, sim, pois uma pessoas que aprende a trilhar os seus caminhos naquilo que é santo e vindo de Deus se torna uma pessoa preparada para enfrentar situações contrarias em sua vida.

Mas a pergunta que fica é: O que temos ensinado em nossas Igrejas? Infelizmente tem pessoas muito mais preocupadas em seu próprio enriquecimento do que em doutrinar.  A educação também faz com que as pessoas tenham a capacidade de analisar e consequentemente de julgar fatos, e isso muitas vezes não é bem vindo.

A criança deve ser instruída no caminho que deve andar, mais que caminho é esse?

A palavra caminho, tem o sentido tanto de uma estrada, rua, alameda, etc. Como o sentido de um padrão de vida a ser seguido, podemos salientar esse padrão através da vida de vários personagens inseridos na bíblia sagrada.

Temos o caminho da retidão/fidelidade, como fez Daniel, sendo exemplo na sua época. Pessoas queriam encontrar algo na sua vida para acusa-lo mais não podiam, pois ele se portava de maneira sã e irrepreensível, e ainda assim o tentaram na fidelidade ao seu Deus, e ainda da mesma forma ele se portou fielmente (vide Daniel 6).

Temos o caminho da Fé, trilhado por Abraão, por vivermos em uma sociedade imediatista, não temos exercido esse lindo dom de Deus para nossas vidas. A fé é um dom de Deus para nos mantermos vivos e pacientes em busca daquilo que Ele nos prometeu e não daquilo que satisfaça nossa própria vontade.

Temos o caminho do amor/perdão, não o amor eros, aquela paixão que a cada dia é vertida por algo ou alguém diferente, visando a própria satisfação. Mais sim o amor descrito em 1 Coríntios 13, um amor puro, perdoador, que prefere em honra.

E acima de tudo, a palavra caminho foi usada pelo senhor Jesus em João 14:6, onde Ele disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida..”, ou seja, nada nas nossas vidas pode ser feito de maneira correta, se não termos o Senhor Jesus como alicerce, como exemplo a ser seguido.

Portanto, sim, temos o futuro em nossas mãos, e como temos influenciado ele? Como temos educado nossas crianças? Um dia uma criança da congregação que sonha ser jogador de futebol disse: eu vou ser o novo Neymar. Imediatamente eu disse a ela: você será o grande Gabriel, muito melhor do que o Neymar. Parece uma coisa simples, mais é uma forma de ensinar que eles podem ser referência na nossa sociedade e não copias daquilo que já existe. O futuro esta em nossas mãos, vamos muda-lo.

Na fé e em Cristo.

Daniel Dourado é diácono da Assembleia de Deus em São José do Rio Preto e engenheiro agrônomo. e-mail: agronomo_dourado@hotmail.com Facebook

1 comentários:

André disse...

Olá ,parabéns pelo blog! .Venho aqui para te convidar a participar do meu agregador de conteúdo com os ótimos artigos que você possui ai em seu blog, será uma ótima forma de divulgação para você, espero contar com sua participação, um abraço. Nosso endereço: http://www.linksdahora.com

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante para a gente.
Comente, critique, deixe a sua dica para que o Sementes do Evangelho seja um blog relevante.