quinta-feira, 12 de julho de 2012

Porventura poderão reviver esses ossos?


Por Daniel Dourado.

“Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos. E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes. Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR” (Ezequiel 37. 1 a 4).

Nesta visão, uma passagem muito conhecida, o profeta Ezequiel é levado pelo Senhor até um vale de ossos secos. Para entendermos mais profundamente do que se trata essa passagem é necessário analisarmos o contexto em que tal acontecimento esta inserido.

Ezequiel foi levado pelo Rei Nabucodonosor, na segunda leva de cativos, de Judá para a Babilônia, provavelmente em torno de 597 a.C. Diferentemente do profeta Daniel que havia sido levado para a Babilônia na primeira leva de cativos e que habitava na presença do Rei, Ezequiel ficara junto com o povo e habitava juntamente com outros exilados as margens do rio Quebar. (vide Ezequiel 1.1).

O vale de ossos secos vistos por Ezequiel representava exatamente o sentimento do povo Judeu em seu exilio, eles se consideravam caídos e derrotados. Deus usa aqueles ossos secos para representar o estado espiritual, físico e moral no qual se encontrava o seu povo. Não havia esperança, tudo o que se tinha sonhado estava acabado e isso pode ser retratado no salmo 137 onde lemos: “Junto dos rios de babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião. Sobre os salgueiros que há no meio dela, penduramos as nossas harpas. Pois lá aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção; e os que nos destruíram, que os alegrássemos, dizendo: Cantai-nos uma das canções de Sião. Como cantaremos a canção do SENHOR em terra estranha?”  

Essa visão vem como balsamo do Senhor para o seu povo, Deus esta dizendo: que Ele tem condições de reverter a situação na qual o povo se encontrava.

Não importa qual a situação pela qual estejais passando, o Senhor tem o poder de reverte-la (vide Oseias 6. 1 a 3).

Assim como o Senhor encorajou Ezequiel a profetizar sobre os ossos secos, Ele te encoraja hoje a profetizar sobre o seu vale, a situação adversa que você se encontra. Deus quer mudar esse estado, mas é necessário que você queira isso e trabalhe para que isso aconteça. Mesmo que você sinta que sua fé é pouca, peça ao Senhor que Ele a aumentará e fará com que o milagre aconteça na sua vida.

Porventura filho do homem poderão reviver esses ossos secos? O Senhor te diz: profetiza sobre eles.

Na fé e em Cristo.



Daniel Dourado é diácono da Assembleia de Deus em São José do Rio Preto e engenheiro agrônomo. e-mail: agronomo_dourado@hotmail.com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante para a gente.
Comente, critique, deixe a sua dica para que o Sementes do Evangelho seja um blog relevante.