domingo, 19 de agosto de 2012

A Tua Palavra... Citações do livro de Salmos #8


Por Alexfábio Custódio.

Um bálsamo para as feridas do passado.

“Os loucos, por causa do seu caminho de transgressão e por causa das suas iniquidades, são afligidos. A sua alma aborreceu toda comida, e chegaram até às portas da morte. Então, clamaram ao SENHOR na sua angústia, e ele os livrou das suas necessidades. Enviou a sua palavra, e os sarou, e os livrou da sua destruição” (Salmo 107. 17 a 20).

Loucura é um desarranjo mental que, sem que a pessoa afetada esteja ciente do seu estado, lhe modifica profundamente o comportamento. Alterando até mesmo seu conceito de “realidade”. Na linguagem popular, o vocábulo “loucura” também é usado para descrever uma atitude impensada e inconsequente.


Quando eu era criança, meu pai e um dos meus tios tinham um jeito estranho de brincar com este pequeno albino. Eles ficavam de costas um para o outro, a alguns metros de distância, então um me jogava para trás, confiando que o outro se viraria a tempo para me aparar. Minha mãe dizia que aquela brincadeira era uma loucura inconsequente. “E se vocês deixarem esse menino cair de cabeça?” Apesar de que, uma queda de cabeça explicaria muita coisa sobre mim. =D

 O salmista está apontando os erros de uma geração inconsequente. Cabe aqui uma rápida explicação para que o leitor leigo acerca de história bíblica possa entender nosso argumento. A nação israelita foi erguida sobre uma teocracia, a lei dada por Deus a Moisés era o pilar dessa sociedade. Juízes, reis, sacerdotes e profetas deveriam prezar pelo cumprimento da mesma. Os israelitas haviam “pisado na bola” por várias vezes, e mesmo com todos os alertas de eminente destruição anunciados pelos profetas, eles preferiram continuar errando, o que resultou na queda da nação diante de exércitos inimigos.

Eles são exemplos de pessoas que buscam satisfazer suas vontades de forma insensata, e sem ponderar sobre o futuro. E, como toda ação produz uma reação, surgem as angústias que poderiam ter sido evitadas.

Adolescentes são obrigados a se tornarem “responsáveis” por um bebê, simplesmente por não esperarem a hora certa para desfrutar do sexo.

Milhares de pessoas vivem uma batalha contra o câncer nos pulmões, boca ou laringe, simplesmente por que achavam “chique” fumar um cigarrinho.

Presídios e clínicas de recuperações estão cheios de pessoas que fizeram péssimas escolhas.

 Casamentos são destruídos devido a um momento de “fraqueza”.

É amigo, quando a “ficha cai” e a pessoa percebe as consequências de suas atitudes impulsivas, nós temos sintomas semelhantes aos descritas pelo salmista. O apetite some, os sorrisos desaparecem do rosto, sentimos que nosso futuro é prisioneiro dos erros do passado.

Eu tenho plena certeza que esse texto vai alcançar alguém nessa situação. Pessoas que estão procurando auxílio em Deus como a última alternativa para as suas angústias. Estou feliz em te dizer que você finalmente fez a escolha certa!

Você pode estar pensando: “Ah, mas eu pisei tanto na bola”; “Eu fiz coisas terríveis”; “Eu nunca quis saber de Deus, por que Ele me receberia em Sua presença?”

Permita-me usar mais uma ilustração: Certo dia, há alguns anos atrás, eu percebi que a Bianca, minha irmã caçula, havia chegado em casa diferente. Ela sempre foi uma menina agitada e alegre, e naquele dia ela estava cabisbaixa.

Mas, meninas são meninas, principalmente no início da puberdade. Então resolvi ficar na minha e esperar alguma reação da parte dela. Passei a tarde ajudando o Cloud a salvar o planeta no game Final fantasy VII, mas inquieto para entender a tristeza da minha menina.

Algumas horas depois ela sentou do meu lado no sofá, era a deixa que eu estava esperando. Logo descobri que ela tinha tirado uma nota ruim em uma matéria na escola (primeira da vidinha dela), e estava com medo de falar com a nossa mãe. Ela me confessou que havia brincado muito na aula e não entendeu a matéria. No final ela estava com aquele biquinho de choro que quebra qualquer pai ou irmão mais velho.

Eu disse que ela não precisava ter medo ou vergonha de nos procurar após um erro na vida. Somente as atitudes que proporcionaram a nota baixa eram dignas de vergonha e arrependimento. Eu a ajudei nos meses seguintes, e a nota logo foi recuperada.

Não tenha receio de buscar Deus nesse momento amigo leitor! Ele realmente preferiria que você não tivesse errado, no entanto, Deus nunca recusa uma oportunidade de agir com misericórdia diante de um filho arrependido. E, se você realmente sente-se arrependido de seus maus caminhos, Deus vai te ajudar a se levantar!

Deus não desampara aqueles que o buscam (Jeremias 29. 13/ João 6. 37). O Senhor vai te retirar do charco de lodo onde a sua vida está atolada, vai firmar os teus pés, e te ajudar a vencer um dia de cada vez. Creia na palavra de Deus, através dela o Senhor vai curar suas feridas e mudar o seu caminho. Assim, em um futuro próximo você poderá dizer:

“Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos; e pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR” (Salmo 40. 1 a 3).


Nos ajude com o seu comentário. Entre em contato conosco:

 


0 comentários:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante para a gente.
Comente, critique, deixe a sua dica para que o Sementes do Evangelho seja um blog relevante.